Que atire a primeira pedra a empresa de entregas que nunca teve transtornos no envio de encomendas. Muitas empresas investem em divulgação para alavancar a receita, mas deixam de lado o cuidado imprescindível quanto ao serviço oferecido, especialmente o seu gerenciamento de pedidos.

Os diversos desafios relacionados às entregas rápidas – que muitas vezes não são tão rápidas assim – não são bem entendidos pelos clientes, que exigem tudo realizado “para ontem”. Com isso, conseguir cumprir com o combinado se tornou um fator extremamente decisivo neste mundo atual de pessoas cada vez mais apressadas.

É claro que todos estão sujeitos a imprevistos relacionados ao trânsito, por exemplo. Mas com um gerenciamento de pedidos adequado, você evita insatisfações que impactam negativamente na imagem da sua empresa de entregas, garantindo que o cliente volte a fazer negócio.

E se “tempo é dinheiro”, quanto mais otimizados estiverem os processos, maior vai ser a demanda que a organização será capaz de atender, e consequentemente, maior seu lucro. Oferecer rapidez e agilidade passa a ser considerado cada vez mais como sinônimo de serviço de qualidade.

Descubra agora algumas estratégias para o gerenciamento de pedidos de forma objetiva, para garantir a fidelização da sua clientela através da oferta de um serviço superior ao da concorrência.

Gerenciamento de pedidos: estratégias que funcionam

Para realizar a façanha de realizar entregas dentro do prazo combinado ou, até mesmo, se antecipar e surpreender um cliente que aguarda ansioso, você precisa adotar estratégias essenciais que vão muito além da simples escolha da melhor rota de entrega. Estando atento a diversos detalhes, toda a logística pode ser otimizada até o produto chegar às mãos do cliente.

Por isso, considere alguns elementos extremamente importantes, como:

1. Agendamento bem realizado

A primeira etapa fundamental para otimizar seus processos de entregas ocorre já no agendamento: é o momento em que se busca levantar detalhadamente as informações sobre o serviço, como o endereço de retirada e locais de entrega, e o tipo, tamanho e peso da carga.

Pode parecer óbvio, mas é nesta etapa que grande parte dos problemas das entregas ocorrem, por justamente não haver um procedimento mais cuidadoso das características do serviço solicitado.

Um agendamento bem realizado também deve considerar as particularidades do serviço, por exemplo, alimentos não devem ser transportados com produtos de limpeza, nem podem aguardar muito para serem entregues para não comprometer a temperatura e qualidade.

2. Armazenamento cauteloso

É verdade que a embalagem apropriada para armazenar o produto durante o transporte é de inteira responsabilidade do contratante.

No entanto, vale lembrar de conferir se o tamanho ou fragilidade da peça está de acordo com o baú do veículo responsável pelo transporte, já que essa acomodação pode ser desconsiderada pelo cliente na pressa para despachar a mercadoria.

Um armazenamento cauteloso pode até aumentar a disponibilidade do compartimento. É possível utilizar sacos de papel ou sacolas de acordo com a carga. Pastas de plástico sanfonadas facilitam o encaixe de documentos para que cheguem ao solicitante conservados, limpos e sem rasgos. São medidas simples e baratas que impactam diretamente na credibilidade da firma, demonstrando zelo e cuidado na condução

3. Controle de distribuição

Após o planejamento da melhor rota para atender ao prazo estipulado, é necessário atentar-se quanto à principal característica de apontamentos insatisfatórios por parte dos contratantes de serviço de entrega rápida: o atraso ou não cumprimento do prazo estipulado.

Nesta etapa, o gestor da distribuição tem a missão desafiadora de:

  • dominar o percurso;
  • avaliar a necessidade de recorrer à contratação de mais colaboradores para expandir o agendamento;
  • minimizar a troca de endereços ou mercadorias devido à uma separação apressada no momento de sair para a entrega;
  • reduzir a distância percorrida pelo operador;
  • diminuir o tempo e,
  • consequentemente, aumentar o número de entregas possíveis dentro do limite acertado.

A vantagem de otimizar este controle é dar maior segurança ao cliente ao permitir que ele rastreie seu pedido, por meio do status virtual – uma praticidade que você vai conhecer em seguida – para acompanhar se ainda está em rota ou se já foi entregue.

4. Plataforma moderna

Até agora, você já entendeu a importância de um bom agendamento, da transmissão de informações exatas e da conservação do objeto, além da gestão logística. Mas deve estar se perguntando: como garantir a efetivação dessas técnicas de uma forma prática e econômica?

A resposta é simples: automatizando seus processos. Isso porque, recorrer à tecnologia, através de um software que reúne todas as etapas da gestão, integrado com a localização do funcionário entregador, é uma ferramenta essencial nos dias atuais.

Dessa forma, o avanço da tecnologia, certamente, garante a eficiência das táticas e impede possíveis erros humanos, típicos dos procedimentos manuais. Por isso, é essencial garantir a conexão dos processos viabilizada por uma plataforma onde você acompanha até mesmo, o comprometimento do funcionário.

5. Monitoramento de entrega

Outro bom exemplo da modernização de pedidos é o monitoramento da entrega em tempo real. Este modelo garante a visualização da previsão da demanda, e indica o desempenho da operação, a fim de corrigir falhas e criar planos de rota alternativa diante de uma emergência, por exemplo.

Isso porque as empresas de entrega expressa precisam estar atentas não só aos procedimentos internos, mas também a todos os envolvidos no decorrer da atividade. Neste quesito, o motoboy atua como um parceiro do negócio, pois seu desempenho pode ser decisivo para promover o descontentamento dos clientes, ou melhorar a produtividade da empresa.

Por isso, um gerenciamento eficaz inclui o monitoramento da entrega para assegurar maior eficiência, cobrar melhorias, identificar falhas com precisão e saber se as condições estipuladas na contratação estão sendo cumpridas.

6. Frota funcional

As motos promovem um deslocamento mais ágil, mesmo em horários de pico, e são mais econômicas que os carros. Assim, por último, mas não menos importante, é conscientizar os donos das empresas que o desgaste da frota compromete a eficiência do combustível por km rodado, gerando mais custos.

Além disso, prejudica o cumprimento da programação de entregas e inviabiliza uma gestão de demanda assertiva. Muitos estão carecas de saber – tanto quanto alguns pneus – que a manutenção dos veículos é crucial e não deve ser adiada em hipótese alguma, sob os riscos de:

  • colocar a vida do condutor em risco;
  • aumentar as falhas motoras que atrasam as entregas em curso;
  • elevar o custo com gasolina ou etanol caso precise de algum reparo.

Sendo assim, é obrigatório exercer um acompanhamento cuidadoso dos períodos de revisões da sua frota de motocicletas, considerando, inclusive, a necessidade de promover reparos preventivos e imediatos.

Afinal de contas, normalmente, os clientes não são tão compreensivos a ponto de aceitar que a moto estragou e por isso a entrega precisará ser feita no dia seguinte.

Agora que você já entendeu a importância da adoção do gerenciamento de pedidos para diferenciar sua empresa da concorrência e aumentar sua demanda de entregas, deixe seu comentário contando o que achou do artigo.